quinta-feira, 29 de março de 2012

Estudante ocupam as ruas de Foz do Iguaçu, UJS PRESENTE!


Na manhã de quarta (22) os estudantes convocados pela UMEFI- União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Foz do Iguaçu foram as ruas no primeiro ato da Jornada Nacional de Lutas da UBES a mobilização no estado é desenvolvida pela UPES- União Paranaense dos Estudantes Secundaristas. A pauta principal das reivindicações é o investimento em educação 10% do PIB na educação e 50% do Fundo Social do Pré-sal. “Nós somos contra os cortes de verba na educação que o governo Beto Richa vem fazendo, então convocamos os alunos para sair de suas salas e irem as ruas para LUTAR E GRITAR A TODOS QUE: QUEREMOS EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. É até estranho pois temos que sair do espaço onde deveríamos ter educação para pedir por EDUCAÇÃO” disse a Presidenta da UMEFI Maiara Oliveira dos Santos. A educação vem sofrendo todos os tipos de cortes e que dizem estar sendo investido em segurança por isso o corte na educação. “Se tivermos uma boa educação, a população mesmo desenvolve a consciência social e respeito a cidade” argumentou. "Temos que lutar por nossos direitos" disse Maria Carolina Presidente do Grêmio Estudantil do Bartolomeu Mitre presente também o Grêmio Estudantil do Colégio Monsenhor Guilherme representado pela aluna Geovana Maria que levantou a galera com palavras de ordem e com o auxilio da chapa Los Nerd´s do Colégio Barão do Rio Branco a mobilização foi um sucesso com a participação consciente de todos os presentes.
Vestidos de preto, com o rosto pintado, apitos e levando cartazes e faixas e em baixo de forte chuva cerca de 700 estudantes percorreram a av. Brasil e terminaram na Praça do Mitre. Além da pauta nacional e estadual, os alunos apresentaram um tema local: PASSE IRRESTRITO aos estudantes. De acordo com Maiara, os jovens que cursam ensino técnico têm de organizar uma série documentos para obter o beneficio. “E o passe só pode ser usado no período de aula. Não pode ser usado para fazer um trabalho  ou para qualquer outra atividade” lamentou. O Presidente da UJS Cataratas Sergio Santander disse estar muito feliz com toda a mobilização da militância da União da Juventude Socialista nos ultimos meses e também muito feliz com os novos militantes.
A Jornada de Lutas contou com a presença do iguaçuense e  Presidente da UPES Felipe Barreto de volta a cidade para participar da passeata. “Estou muito emocionado de voltar a minha cidade e ver toda a força desta juventude guerreira” disse Felipe. Esteve presente também Fabian Franco Presidente da Federação dos Estudantes em Universidades Publicas do Paraguay-FEUPPY.  Além de Foz, jornadas estão sendo organizadas em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário